VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO JOÃO DO PACUÍ
Em 28 de julho de 2015 foi realizada em São João do Pacuí a VI Conferência Municipal de Assistência Social, período em que o programa SUAS, Sistema Único de Assistência Social, comemora 10 anos de existência.
O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Getúlio Evangelista Azevedo declarou aberta a sessão, reforçou um apelo para uma maior participação dos moradores e agradeceu aos presentes.
Em seguida o prefeito Arismar Araújo Barbosa cumprimentou e agradeceu a todos. Mencionou os avanços que o município tem alcançado na área da Assistência Social graças a um esforço conjunto de todas as esferas governamentais e, que a participação popular, como por exemplo, comparecimentos nas conferências, têm sido essencial para este sucesso nesta última década. Não deixando de frisar que ainda falta muito a conquistar, mas mobilização, capacitação, empenho e com fé em Deus chegaremos lá.
A palestrante convidada foi Karla Eriely Pereira Magalhães – Coordenadora do Departamento de Políticas Públicas da AMAMS (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene), que discorreu com propriedade sobre o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2016. O SUAS que temos e o SUAS que queremos.”
Durante a explanação convidou os presentes à participação, fazendo com que estes se envolvessem no debate para assim ajudar na melhor compreensão do tema e ainda apresentou vários exemplos práticos. O tema e o conteúdo esclarecido por Karla foi tão bem absorvido que o tempo passou e as pessoas nem perceberam. Quando se deram conta, já estava na hora do almoço.
A servidora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Lean Nobre Ribeiro, agradeceu o apoio recebido por todos os colegas, todos os parceiros e ao prefeito Arismar, que não mediram forças para que a conferência se realizasse.
Ela discorreu fartamente sobre “O SUAS no município de São João do Pacuí” demonstrando o quanto melhorou, contribuiu e evoluiu, mas deixou claro que ainda está muito longe do ideal. Muito longe do que queremos.
Frisou que todos os participantes de programas sociais possuem o Cadastro Único e que é imprescindível a atualização do mesmo e ainda, quem não atualizar, por exemplo, mudança de endereço, todos os benefícios são cancelados. Esta é uma exigência federal. Citou que todos os dias muitos chegam ao CRAS com este tipo de demanda.
Após as apresentações os participantes reuniram-se em grupos e apresentaram as propostas conforme determinação do Regimento Interno da VI Conferência Municipal de Assistência Social de São João do Pacuí. Foram lidas em Plenário e constarão no Relatório final.
Em seguida houve eleição dos delegados municipais para participarem da X Conferência Estadual de Assistência Social na cidade de Montes Claros que acontecerá em agosto/15. Foram escolhidos dois representantes governamentais e dois da sociedade civil, e seus respectivos suplentes.